Artigos
Quem sou eu
Oi, eu sou Eliane Seixas.
Sou bióloga e Gestora Ambiental com especialização em Impactos Ambientais.
Sou Juíza de Canários de Cor da OBJO/FOB e da OMJ/COM – HS e autora de 4 livros sobre criação de canários: Manejo – A Eficiência na Produção, Técnicas de Acasalamentos dos Canários de Cor, A Genética das Cores e Identificação das Cores dos Canários.
Moro em Niterói – Rio de Janeiro – Brasil.
Comecei a criar canários em 1986.
Como todo iniciante, meus primeiros casais foram Amarelos e Vermelhos. No meu primeiro ano juntei 30 casais. Porém, a paixão pelos canários e a variação de tantas cores lindas, fez com que meu interesse pelas outras cores fosse praticamente imediato. E, com isso, no ano seguinte fiz 100 casais e em poucos anos cheguei a 300 casais das cores mais variadas.
Fui campeã várias vezes! Que emoção!
Meu interesse por aprender sobre as cores, suas características fenotípicas e genéticas, foram tão intensas que em 1990 fiz concurso para ser Juíza da OBJO/FOB e passei! Foi um record! Ou seja, em apenas 4 anos de criação me tornei Juíza da Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia da Federação Ornitológica do Brasil. Que orgulho!
Ah, em 1997 passei na prova para Juiz da COM – Confederação Ornitológica Mundial-HS!
Julguei muito por todo Brasil e fiz vários amigos. Nesse meio tempo, fui Diretora das 2 Associações de Canários aqui do Rio de Janeiro: 3C – Centro de Criadores de Canários e CRAC – Canaricultores Roller Associados Cariocas, onde organizei e ministrei vários cursos sobre canaricultura e fiz várias palestras. Creio que isso me levou a escrever os livros, pois precisei encontrar uma metodologia para auxiliar o aprendizado dos criadores.
Como sou bióloga, o primeiro livro que escrevi foi o de Genética das Cores, que já está na 3ª edição. Ele foi prefaciado pelo Juiz Luiz Fernando Fachini Beraldi Presidente da FOB à época e apresentado pelo Gel. José Luiz de Castro Silva autor do livro Genética Aplicada as Mutações.
O livro Manejo – A Eficiência na Produção veio a seguir e foi prefaciado pelo Juiz Arnaldo Silva Araujo, Presidente da OBJO à época e apresentado pelo Juiz João Basile da Silva, Diretor de Canários de Cor da OBJO da época e atual Presidente da OBJO. Este livro está atualizado com procedimentos mais modernos e está indo para terceira edição.
As respostas das dúvidas dos criadores para saber quais seriam as principais características a serem observadas para fazer os cruzamentos corretos e tirar filhotes dentro dos padrões de concurso, fez nascer o livro Técnicas de Acasalamentos dos Canários de Cor que foi prefaciado pelo Juiz Antônio Celso Ramalho Presidente da FOB da época. Ele está atualizado com todas as cores atualmente existentes.
Os criadores queriam mais, sempre me perguntando que cor é essa? Pode me ajudar? E para facilitar a identificação das cores, dei em meus cursos várias aulas práticas e acabei descobrindo que existe uma lógica na formação e na nomenclatura das cores, e assim inovei e criei um método de identificar cada cor de canário que chamo de “quebra-cabeças das cores”. Daí surgiu o livro Identificação das Cores dos Canários que foi prefaciado pelo Juiz Ubiratan Alencastro e apresentado pelo Juiz Flávio Rocha.
Enfim, essa é um pouquinho da minha história na canaricultura… ah esqueci também dei assessoria técnica a vários criadores que se tornaram campeões!
Atualmente continuo julgando, fazendo palestras e dando assessorias!
E … escrevendo outro livro.